quinta-feira, 6 de junho de 2013

Relatório do Seminário Agenda Brasil

Seminário Agenda Brasil: “Quando o Diálogo Transforma”– Paraíba

       No dia 06 de junho do ano de 2013, foi realizado o Seminário Agenda Brasil na Estação Ciência na cidade de João Pessoa/PB, promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa. Na ocasião se fez presente o Conselho Municipal de Juventude do município de Bananeiras/PB, por meio da representação de Thyago Braz Dantas da Silva, Jandimara Cristina Paulino da Silva e Valnize da Silva Pereira.
Esse ciclo de seminário ocorrerá em todo o país abrangendo os 26 estados e Distrito Federal. Sendo a Paraíba o primeiro estado a promover o evento. As apresentações, discussões e debates foram de grande relevância, pois todos os que se fizeram presentes tiveram oportunidade de expor opiniões, ideias e realidades vivenciadas a respeito das temáticas em questão.
       As temáticas giraram em torno de alguns eixos como: Um panorama enfatizando aspectos econômicos, sociais e de garantia de direitos aos cidadãos e cidadãs brasileiros; Sistema Nacional de Participação Social; Marco Regulatório da Sociedade Civil; e o Plano Juventude Viva.

Objetivou-se preferencialmente discussões voltadas para o combate à violência em especial a população jovem e negra. Sendo assim destaca-se o Programa Juventude Viva por ser uma importante iniciativa do governo federal, na luta contra a violência e homicídios de jovens negros do sexo masculino de classe pobre, numa faixa etária de 15 a 29 anos, que apresenta altos índices em todo país. Enfrentar e combater essa realidade são necessários e urgentes, pois nossos jovens independentemente de cor/raça, credo, sexo, estão em situação crítica e desfavorável diante a banalização da violência, da criminalidade e das drogas.
     Nesse contexto o plano não é fechado a um determinado público, seu intuito é a prevenção e combate a violência contra a juventude negra da nossa Paraíba, bem como de todo o país. Todavia os jovens que de alguma forma se sentirem ameaçados terão prioridade dentro do Juventude Viva, o qual contará com a integração das instancias interministeriais como: justiça, trabalho e emprego, saúde, educação, cultura e esporte, em parcerias com estados, municípios, sociedade civil, Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, dentre outros parceiros.


O Juventude Viva: Plano de Prevenção á Violência  Contra a Juventude Negra, está previsto para ser lançado no mês de julho de 2013, contando com a participação de todos os participantes que estiveram presente nesse primeiro momento em João Pessoa, na agenda Brasil.
   Para que estivéssemos presente nesse evento contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Bananeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário